terça-feira, 10 de junho de 2008

Complexo humano

Os seres humanos são todos iguais. Todos violentos por natureza, pois foi com a violência que os povos mais antigos da face da Terra adquiriram poder sobre os animais. Antes disso, coitado, era tão reprimido... Vivia em cavernas, em bandos, tentando preservar o fogo. Quando vinham lobos, eram quase obrigados a ir para outro lugar. Mas, com o sedentarismo, os humanos conseguiram "criar" alguns animais, como vacas, galinhas, etc. E, aos poucos, dominaram toda a superfície terrestre.
Essa "conquista" continua até hoje. Mas um pouco diferente. Homens não querem mais o domínio sobre os animais, mas sim, querem domínio sobre outros homens. Querem ser superiores a seres da própria espécie. Várias guerras foram travadas e vários homens foram mortos em nome de sua pátria, a qual apenas pensava em dinheiro e em poder, e não nas vidas que estava a perder. Temos, como exemplo, os Estados Unidos da América, os quais declararam guerra ao Iraque, sem os próprios terem ao menos envolvência com o atentado das Torres Gêmeas, o World Trade Center. Fora isso, temos a Primeira Guerra Mundial, onde foram disputadas as terras da África e da Ásia entre países europeus, e a Segunda Guerra Mundial, onde Hitler impunha uma nova organização mundial ao planeta, o nazismo, e também gostaria do domínio da raça ariana.
Mas, como todas as coisas tendem ao equilíbrio, que pode ser alcançado com a paz, muitas pessoas fazem passeatas e protestos contra guerras. Essas sim são humanas. O suficiente para perceber que seu povo está errado. Eles pensam no planeta como um todo, não apenas em seu próprio bem. Essa diferença de opinião caracteriza a racionalidade humana, tal espécie que em alguns casos parece irracional pelos seus atos de mediocridade. Essa pode ser uma das explicações de a raça humana ser tão complexa, e de não sabermos nada sobre o cérebro humano.



Eduardo Mendes Buriti - 1ª série A do Ensino Médio

Nenhum comentário: