sábado, 31 de maio de 2008

Drogas

Drogas. O que são drogas? Essas coisas que nós ouvimos falar no noticiário da televisão praticamente todos os dias. Essas coisas que viciam. Essas coisas que destróem vidas e famílias. Afinal, o que são drogas? "Qualquer produto alucinógeno que leve à dependência química." , é o que a Wikipedia tem pra nos dizer. Ou seja, drogas são substâncias que podem mexer com o nosso cérebro, causando sensação de prazer no momento, mas, ao mesmo tempo, matando neurônios e viciando as pessoas.

Se isso é tão ruim, ninguém deveria fazê-lo, correto? Por quê fazem? Porque são doentes. Não vejo outra explicação a não ser esta. Doença. Porque a maioria esmagadora da população brasileira possui uma televisão, e a televisão informa os riscos que isso faz. Em outras palavras, mesmo sabendo que faz mal, a pessoa bebe, fuma, cheira, injeta, etc.
A maior parte da população afetada pelas drogas são adolescentes. Os adolescentes têm uma mania intensa de fazer tudo aquilo que é "legal" para os outros, não para si mesmos. Nessa idade, eles não são influenciados pelos pais, que sempre alertam o perigo da droga; eles são influenciados pelos amigos. Jovens que usam drogas sempre tentam levar seus amigos para ela também. E é difícil, para algumas pessoas, resistir. Porque o diálogo entre eles não será assim:

Usuário: -Com licença, amiguinho. Você quer experimentar maconha?
Pessoa saudável: -Não.
Usuário: -Ah, está bem. Obrigado.

Não! De maneira alguma será desse jeito! Ele será, provavelmente, assim:

Usuário: -E aí, "véio". Toca "ae''... Beleza contigo? Então... Vamo descer lá pro porão que "tá" tendo uma festinha lá...
*Pessoa saudável desce*
Usuário: Pega um "ae".
*entrega a maconha à Pessoa saudável*
Pessoa saudável: -Não quero, obrigado.
Usuário: -Ahh, por quê não?
Pessoa saudável: -Porque faz mal.
Usuário: -Como é que você sabe se faz mal se nunca experimentou?
Pessoa saudável: -Já fui informado que faz mal.
Usuário: -Ahh, "qualé", "rapá"? "Tá" todo mundo usando, só você que não. Pega ae...
Pessoa saudável: -Não quero.
Usuário: -Como é que pode fazer mal se o "bagúio'' vem da natureza?
Pessoa saudável: -Nem tudo é bom para o homem.
Usuário: -Deixa de ser "boiola", mano. Pega "ae"... Uma vez só não pega nada não...
Pessoa saudável: -Ah, não sei... Pega nada não?
Usuário: -Nada, como é que você vai viciar com uma vez só?
Pessoa saudável: -É, tem razão... Dá um "ae".

Sim, será mais ou menos desse tipo. Reparem a pressão psicológica que o amigo faz no outro, chamando-o de "boiola", dizendo que ele é o único diferente da festa, enfim, esses quesitos dependem do ambiente onde o sujeito está. E quase sempre o final é o mesmo. A adolescente saudável não quer ficar fora da turma e acaba cedendo às pressões. Diferentemente do exemplo dado, a droga mais freqüente entre os jovens é o álcool. Sempre começa pelo álcool. Depois vai para a maconha, a cocaína, o crack, enfim, só piorando.
Eu, como adolescente, não bebo, não fumo. Sei que sempre há essa pressão psicológica, afinal, nenhum adolescente gosta de ser "zoado", mas nós devemos saber dizer não. Porque é pela nossa vida que devemos preservar, não por nossa fama. Vocês poderiam dizer, "Ah, cada um cuide de sua vida, não é problema meu. Não faço, e o resto, que morra". Não é bem assim. Exemplo: uma pessoa qualquer bebe, bebe e fica caindo de tão bêbado. O "espertão" resolve dirigir. Como seu cérebro fica afetado pela bebida, não tem ciência do que está acontecendo na rua. De repente, sua mãe passa nessa mesma rua, e o bêbado a atropela. Agora sim. Vira um problema seu. As drogas são um problema de todos.
Devemos pensar bem antes de experimentá-las, pois as drogas são muito maléficas, e, se a pessoa não se tratar, vai acabar morrendo por causa disso. Poderíamos fazer uma comparação para evitar as drogas. Compará-la a um mosquito da dengue, por exemplo. Quando vemos um, o matamos. Por quê não, quando vermos as drogas, jogá-las fora?

Eduardo Mendes Buriti- 1ª série A do Ensino Médio

2 comentários:

Colégio Elias Zarzur disse...

Parabéns...
Seu texto foi aprovado!

1º ano A E.M - Zarzur disse...

Meu caro Eduardo,

Desde os remotos tempos onde começamos nossa jornada escolar, notara sua grande habilidade para a arte da escrita. E uma pequena porção desta habilidade você explicitou, por meio desta fantástica dissertação, com grande maestria.

Receba os parabéns de um grande amigo,

Vinícius Silva Caruso